Introdução TCA regime militar
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
3° ANO ENSINO MÉDIO
CONSEQUÊNCIAS GERAIS DO REGIME MILITAR
Roberto Vieira Romagnoli
Registro
2014
INTRODUÇÃO
A revolução democrática de 1964 (conhecida pela maioria dos brasileiros como “ditadura” ou “regime militar”) foi o período em que a república do Brasil foi governada pelos militares num período de 21 anos (1964 até 1985). Esse período ficou marcado e caracterizado pela censura e perseguição de grupos de esquerda que até então eram considerados perigosos para o Brasil.
O Brasil estava enfrentando uma crise política já que em 1961 Jânio Quadros renunciou a presidência e seu vice, João Goulart, assume a presidência em um contexto instável na política nacional. João Goulart abriu organizações populares para as camadas operárias e projetos que visavam dar mais liberdade de expressão principalmente para os estudantes, com isso, as classes conservadoras do país (e os Estados Unidos da América) ficaram preocupados com o rumo do país sobre a administração de Jango (João Goulart), que era suspeito de práticas comunistas, acusado pela UDN e pelo PSD.
Na data de 13 de Março de 1964, Jango fez um comício no Rio de Janeiro, ele revelou estar estruturando uma mudança radical na estrutura agrária, educacional e economica do Brasil. Esse ato desencadeou uma reação dos setores conservadores que se mobilizaram na manifestação da Marcha da Família com Deus pela Liberdade pela cidade de São Paulo.
Nos dias seguintes os militares saem para as ruas para restaurar a ordem e Jango foge para Uruguai, neste meio tempo os militares conseguem assumir o poder. No dia 9 de Abril é posto em pratica o Ato Institucional Número 1 que visava a cassação de políticos opositores ao novo regime.
JUSTIFICATIVA
Um dos principais motivos do estudo da revolução democrática de 1964 ocorrida no Brasil é a utilização deste assunto para a