Trabalho
O Brasil e a segurança e defesa na América do Sul, no início do século XXI
Rio de Janeiro
2014
RESUMO
Sobre o tema “O Brasil e a segurança na América do Sul”, esta monografia aborda o processo de integração em matéria de segurança na América do Sul, destacando as iniciativas brasileiras de construção institucional de uma região pacífica. Nesse contexto, os principais passos foram dados no final da década de 1970, com a criação do Tratado de Cooperação Amazônica, e a formação da Comunidade Sul-Americana de Nações em 2004, acarretando a valorização do espaço regional na política externa brasileira. A América do Sul enfrenta inúmeros riscos à sua segurança, tal como o crescimento dos gastos militares em anos recentes, todavia é mostrado que não se trata de uma corrida armamentista. Visando a iniciativa ao diálogo e a cooperação, o Brasil propôs a criação da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS); e com a Política Nacional de Defesa (PND), a Estratégia Nacional de Defesa (END) e o Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN), o governo brasileiro expressa uma nova política externa que integre plenamente suas ações diplomáticas, suas políticas de defesa e de desenvolvimento econômico. Procura-se, então, de forma dedutiva, mostrar que o Brasil está traçando estruturas de cooperação em questões de segurança na América do Sul, objetivando tornar-se um líder regional.
Palavras-chave: Segurança. Defesa. América do Sul. Política Externa. União de Nações Sul-Americanas. Conselho de Defesa Sul-Americano. Política Nacional de Defesa. Estratégia Nacional de Defesa. Livro Branco de Defesa Nacional.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
2 CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE NAÇÕES......................................6
2.1 Região do Cone