Introdução Recrutamento e seleção
As pessoas são o bem mais precioso das empresas, é a peça fundamental na busca de resultados responsáveis por sustentar tanto ela quanto o empreendimento em que atuam. O gestor de pessoas é o responsável por inserir essa peça no mercado, para tanto cabe a ele recrutar, selecionar, treinar e manter pessoas necessárias ao desenvolvimento das atividades que as empresas buscam para atingir seus objetivos.
Segundo Pontes (2010), as pessoas sempre foram importantes e nas organizações atuais elas são vitais, pois diante dos avanços tecnológicos que vivenciamos, são elas as responsáveis por garantir a manutenção do poder competitivo da empresa no mercado. É entendendo a importância das pessoas nos negócios que o gestor de pessoas deve buscar formas de atrair e reter os talentos na organização.
As pessoas nunca foram tratadas com tanta importância como nos dias atuais. Elas são um diferencial competitivo nas organizações, é comum a utilização do termo capital humano, ativo intelectual o que transparece a ideia do diferencial que o ser humano proporciona ao negócio, possuem a capacidade de impulsionar o desempenho empresarial, assim como, por exemplo, os demais recursos materiais e tecnológicos por isso também são chamados de recursos humanos (BOHLANDER; SNELL, 2010).
O estudo estará direcionado ao capital intelectual da matriz da Empresa Alfa, cujo nome, por ela solicitado, não poderá ser exposto, o cliente interno também chamado fator humano, a forma da gestão, no que diz respeito a recrutamento, seleção e treinamento, quais fatores influenciam o desligamento desse colaborador da empresa e como se dá a gestão com pessoas na busca da retenção de pessoal.
1.1 Formulação do Problema
A empresa oeirense que atua há quase 16 anos no ramo de comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação, com matriz na cidade de Oeiras-Piauí, vem ganhando anualmente prêmios como reconhecimento de sua atuação. É visível por parte dos clientes,