Introdução qvt
Os limites dos seres humanos em sua maioria estão inteiramente ligados a sua satisfação, devido a esse fato, a aplicação de programas de qualidade de vida o trabalho (QVT) em empresas de todo e qualquer porte, vem sendo cada vez mais frequente. A QVT resulta de uma séria de fatores como: satisfação do colaborador com o trabalho realizado, reconhecimento pelas metas alcançadas, possibilidade de elevação no nível de cargo, remunerações, harmonia entre os companheiros de trabalho, etc.
Após globalização, passou-se a exigir das empresas, níveis de qualidade de produto e quantidade de produção bastante elevados, apartir daí a competição entre as organizações por espaço em qualquer tipo de mercado, tornou-se ainda mais acirrada, desde então a sociedade vem buscando ampliar seus conhecimentos e aprimorar seus métodos afim de atender as novas necessidades da humanidade, constatou-se que a QVT influencia psicologicamente as pessoas, e consequentemente, a eficiência delas.
A aplicação da QVT de forma correta e organizada é um investimento de grande potencial lucrativo, pois traz consigo vantagens para colaboradores, consumidores e administradores, pois ao trabalhar incentivado o colaborador satisfaz e agrada o cliente, fazendo com que o mesmo volte a consumir seu produto ou serviço, promovendo assim a lucratividade desejada aos administradores e investidores.
Pode se perceber que a QVT influencia de forma significativa a produção e a qualidade de produtos e serviços oferecidos pela organização. O desenvolvimento de políticas que promovam um melhor ambiente de trabalho é de valor inestimável, pois favorece melhorias sociais para todos.
Um ambiente de trabalho inadequado gera impactos negativos na saúde dos empregados o no financiamento da empresa, a baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade causam grandes problemas. Somos conscientes de que o trabalho é vital para as pessoas. É importante perceber que o ser humano carrega consigo