Introdução para Tragedias gregas
Esse ano, nós os alunos do primeiro ano do ensino médio, estudamos os três gêneros literários, que são de origem grega, durante as aulas de Português. Eles são:
Lírico: O gênero que leva em conta os seus sentimentos, de uma maneira poética Exemplo: Poesia.
Épico: A Narrativa heroica que fala sobre as ações de um povo, ele tem compromisso com a realidade, no sentido dos fatos, a maioria das histórias falava de magia. por isso o narrador não muda os fatos. Exemplos Mitos Antigos e Novelas de Cavalaria.
E Dramático: Tudo aquilo que pode ser encenado, e escrito em forma de script. Exemplo: As Tragédias Gregas. Optamos por usar o Dramático, pois assim poderíamos interagir com a matéria, e relacionar a peça ao conteúdo.
Você deve estar se perguntando o que são tragédias gregas, por isso vamos lhe dar uma breve explicação. Existia uma festa em homenagem á Dionísio, o Deus das festas, vinho e teatro. Essa festa durava vários dias, e em cada dia se encenava uma peça diferente, ás vezes uma tragédia, que tratava de sofrimento e perda, ás vezes uma sátira, que ridicularizava as coisas. Os Teatros que apresentaremos são considerados tragédias.
A maioria das tragédias trata sobre os Deuses mitológicos da época. Por isso vamos explicar um pouco sobre eles, para que não fiquem sem intender nada.
Existiam Doze Olimpianos, mas vários deuses. Vou citar os mais importantes.
Zeus: Deus dos céus, chefe dos deuses
Hera: Irmã e mulher de Zeus, deusa da família e do casamento
Poseidon: Irmão de Zeus, deus dos mares e terremotos
Deméter: Irmã de Zeus, deusa da agricultura.
Ares: Deus da Guerra
Atena: Deusa da sabedoria e da estratégia de guerra
Apolo: Deus do sol, da beleza, da verdade, do arqueirismo, da medicina, das profecias, dos solteiros, da poesia e da arte.
Ártemis: Irmã gêmea de Apolo, Deusa da lua, do arqueirismo e da caça.
Hefesto: Deus da