trabalho de história
Questão 1 Sim, pois cada livro tem uma abordagem diferente com uma compreensão de fatos mais específicos de certos assuntos,cada livro é escritos por autores diferentes e cada um tem os próprios interesses a serem estudados ,que se relaciona a sua época ,como por exemplo: um jornalista pode escrever sobre as manifestações e os principais interesses dos manifestantes ,ele vai escrever do modo que ele ver o tal acontecimento e utilizar as fontes que possuí , por outro lado um manifestante (líder) escreve sobre a mesma manifestações visando e vivenciando os fatos , isso não quer dizer que o pensamento descrito de cada um não seja verdade,apenas estão se baseando de maneiras diferentes.
Questão 2 2.1- Segundo Piaget,a noção de tempo surge e se desenvolve constantemente na criança,através de experiência vivida. Braudel,nos fala em temporalidades diferentes:tempo curto que se refere ao tempo vivido,tempo médio ligado a décadas,e tempo longo que se referem a séculos e milênios. Le Goff, afirma que a diferença entre passado e presente é importante para a compreensão do tempo . Milton Santos afirma que existem o tempo hegemônico que é referente as ordem das obrigações a serem feitas no dia-a-dia,e o tempo não hegemônico que tem o ritmo diferente ou seja o oposto .
2.2- As crianças na sua infância possuem maior facilidade de aprendizagem,pois segundo Piaget,elas estão desenvolvendo o pensamento cognitivo.Por isso é de extrema importância a utilização dos mapas,fotos e diversas representações nas séries iniciais,pois somente com a interação com o meio se desenvolve os pensamento e mostra que os mapas não são apenas uma mera ilustração,assim transformamos e ampliamos os conhecimentos dos alunos.
Questão 3 a)
b)
3.2 Figura 1- Esta imagem mostra que o tempo vai passando e a humanidade vai mudando gradativamente de acordo com as vivências e