Introdução lqa
Haja visto o cenário, a preocupação com a geração, disposição e descarte dos esgotos sanitários e efluentes industriais e rurais é indispensável, pois diminuir a carga poluidora dos mesmos minimiza os problemas que estes trazem ao meio ambiente e sociedade.
A análise da demanda química de oxigênio é um parâmetro utilizado como indicador da concentração de matéria orgânica presente em águas residuárias ou superficiais, sendo muito utilizado no monitoramento de estações de tratamento para a avaliação da contaminação dos efluentes industrias.
A resolução 357/05 do CONAMA ( Conselho Nacional do Meio Ambiente, Brasil, 2005) não faz referência ao parâmetro de demanda química de oxigênio (DQO) na classificação das corpos d’água e nos padrões de lançamento de efluentes líquidos
O princípio da análise de DQO consiste na oxidação química da matéria orgânica presente numa amostra em meio ácido utilizando-se o ácido sulfúrico (H2SO4) um agente oxidante forte em excesso, o dicromato de potássio ( K2Cr2O7), sendo a reação catalisada por sulfato de prata ( Ag2SO4).
Após a oxidação da matéria orgânica presente, a DQO é obtida diretamente (mg O2/L) através de Titulometria de Óxido-Redução. A titulação do excesso de dicromato é realizada pelo sulfato ferroso amoniacal, sendo o ponto de viragem indicado pelo indicador ferroína.
Reação de oxidação de matéria orgânica: CnHaOb + Cr2O72- + 8 H+ → n CO2 + H2O + 2 Cr3+
Após a oxidação da matéria orgânica presente, a DQO é obtida diretamente (mg O2/L) através de Titulometria de Óxido-Redução. A titulação do excesso de dicromato é realizada pelo sulfato