Dureza total em água
1. OBJETIVOS
Este laboratório tem como objetivos a determinação da dureza total em duas amostras de água e a comparação entre seus graus de dureza.
2. INTRODUÇÃO
Dureza é um parâmetro característico da qualidade da água relacionado à concentração de íons de determinados minerais, causada predominantemente pela presença de sais de cálcio e magnésio. Normalmente, reconhece-se que uma água é mais ou menos dura pela maior ou menor facilidade que se tem de obter, com ela, espuma de sabão. Assim, as águas duras caracterizam-se, por exigirem consideráveis quantidades de sabão para produzir espuma, já que uma parte é gasta na reação demonstrada abaixo, produzindo um composto insolúvel.
2C18H35O2- + Ca2+ Ca(C18H35O2)
Estas águas são impróprias para a alimentação, para a lavagem de roupas e não servem para alimentar as caldeiras a vapor, em virtude das incrustações que provocam.
A dureza da água é composta de duas partes, a dureza temporária e a dureza permanente. A dureza temporária é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos, que podem ser eliminadas por meio de fervura da água. A dureza permanente é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, que não são suscetíveis à fervura.
Neste laboratório foi determinada a dureza total de uma amostra de água, que é a concentração total de cátions bivalentes, principalmente de cálcio e magnésio, expressa em termos de carbonato de cálcio. Conforme a quantidade presente de CaCO3, a dureza da água pode ser classificada da seguinte forma: * Menor que 50 mg/L CaCO3 - água mole * Entre 50 e 150 mg/L CaCO3 - água com dureza moderada * Entre 150 e 300 mg/L CaCO3 - água dura * Maior que 300 mg/L CaCO3 - água muito dura
Conforme a Portaria MS nº 518/2004, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, o valor máximo permitido de aceitação para consumo