Idosos
No nosso município tem programas como Políticas Públicas, Política de Assistência Social, Política de Segurança Alimentar e Nutricional, Política de Atendimento da Pessoa com Deficiência (PCD), Política de Atendimento a Pessoa Idosa e Intersetorialidade. Todos esses programas são essencialmente voltados aos idosos, mas alguns também são voltados à pessoa necessitadas.
As Políticas Públicas são um conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas. Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público.
Elas têm os seus ajustes ou alterações (dinâmica) em conformidade com as relações sociais entre classes e as demandas dela emanadas.
A Política de Assistência Social é fruto de um amplo processo de debates, conflitos, impasses e conquistas que teve na sua origem uma organização nacional na qual estiveram envolvidos a Frente Social dos Estados e Municípios, Associação Nacional dos Empregados da Legião Brasileira de Assistência (LBA), órgãos da categoria dos Assistentes Sociais, organizações não-governamentais e movimentos sociais. Deste amplo movimento resultou a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS, número 8.742 aprovada em 07 de dezembro de 1993).
Essa política tem ampliado o controle social por meio da expansão do número de conselhos nos municípios, estados e no distrito federal. Tem como papel principal fortalecer e ampliar o uso de outras formas de participação da sociedade civil, principalmente para garantir a participação do cidadão usuário.
A Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é um conjunto de ações planejadas para garantir a oferta e o acesso aos alimentos para toda