Introdução geral a bíblia
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................02
2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................03
1. OS PRINCIPAIS EVANGELHOS APÓCRIFOS............................................03
2. HISTÓRICO............................................................................................04
3. CONCLUSÃO................................................................................................06
4. BIBLIOGRAFIA.............................................................................................07
1. INTRODUÇÃO
Os Livros apócrifos (grego: απόκρυφος; latim: apócryphus; português: oculto), também conhecidos como Livros Pseudo-canônicos, são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs (ou seja, há livros apócrifos do Antigo Testamento) nos quais os pastores e a primeira comunidade cristã não reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo e, portanto, não foram incluídos no cânon bíblico.
O termo “apócrifo” designava antigamente os livros que eram destinados a um círculo particular de leitores, aos iniciados em alguma corrente de pensamento, mais ou menos como os livros sibilinos e o jus pontificum (“direito dos pontíficies”) entre os romanos. Posteriormente os cristãos o usaram para designar escritos suspeitos de heresia e não de acordo com o ensinamento oficial e, por isso, em geral pouco recomendáveis, melhor, que deviam ser excluídos não só da leitura litúrgica, mas também das mãos dos fiéis.
Como se chegou a esse significado, em que sentido nós o tomamos, quais são os primeiros testemunhos dessa literatura apócrifa que chegaram a nós, quais suas características e sua importância e como surgiram e se desenvolveram as coleções de apócrifos e os estudos dedicados a