ATUAL DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO A NIVEL MUNDIAL
ESTHER QUÉZIA PEREIRA RODRIGUES
INTRODUÇÃO Á BÍBLIA
VICENTE PIRES-DF
2014
ESTHER QUÉZIA PEREIRA RODRIGUES
INTRODUÇÃO Á BÍBLIA
Trabalho apresentado à disciplina de Ensino Religioso do Instituto de Educação Sagarana como requisito parcial para obtenção de nota bimestral, sob orientação da professor Francisco.
VICENTE PIRES-DF
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO Bíblia é um livro sagrada escritura, composta por velho e novo testamento, é o livro mais vendido no mundo e já foi traduzida em mais de 2000 idiomas. Neste livro tão importante para os cristãos contém alguns ensinamentos e doutrinas á serem seguidas. Para os católicos, a Bíblia é composta por 73 livros divididos em 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Para os protestantes, a Bíblia tem 66 livros, 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.
2 INTRODUÇÃO Á BÍBLIA Bíblia é uma palavra de origem grega que significa “os livros”. Para os cristãos de língua grega das primeiras gerações, a expressão ta biblia designava os livros sagrados que representavam o fundamento da sua fé. Nas línguas modernas esta expressão tornou-se um substantivo feminino singular, como se de um só livro se tratasse: a Bíblia. Por isso, se atribuiu esta designação à colecção de livros que, sendo de diversas origens, extensão e conteúdo, estão essencialmente unidos pelo significado religioso que têm para judeus, no que diz respeito ao Antigo Testamento, e para o mundo cristão, em relação a toda a Bíblia. Unidade e diversidade não se opõem entre si, mas complementam-se para dar à Bíblia o seu carácter excepcional. Reconhecendo Jesus como o Messias anunciado pelos profetas, os cristãos adoptaram naturalmente a Escritura Sagrada dos hebreus. A estes livros foram juntando outros sobre Jesus, em quem viam realizada a nova aliança anunciada, em