Trabalho de historia
O escravo africano chegava ao Brasil como mercadoria e, como tal, sujeito à conseqüente seleção que o tornava mão-de-obra mais qualificada e, portanto, de maior valor. Sendo portadores de técnicas mais desenvolvidas do que os indígenas, os que resistiam ao alto índice de mortalidade durante as viagens ofereciam condições de sobrevivência física e de rentabilidade muito lucrativas para a classe escravista. Na África, já existiam estruturas sociais onde as forças produtivas haviam alcançado um nível de desenvolvimento capaz de produzir excedentes. Essas organizações sociais onde já se detectavam relações de classe dispunham de força de trabalho mais capacitada a enfrentar o desgaste do trabalho escravo.
Como funcionava a economia dos arquipélagos coloniais?
As colônias na Oceania eram divididas entre França Reino Unido,Paises Baixos, Espanha, EUA, Portugal e Alemanha.
A economia nessas ilhas, era baseada na produção de produtos tropicais, como frutas, látex para borracha, sorgo entre outros, também eram produzidas especiarias, principalmente nas ilhas da indonésia, algumas ilhas também foram utilizadas como locais para bases aeronavais, dado a sua importância estratégica na região.
Com a descolonização, territórios que eram de França e Reino Unido, se tornaram independentes, outros ainda permaneceram como dependências distantes desses países.
Algumas ilhas que foram tomadas da Espanha pelos EUA, no final do século XIX, se tornaram territórios não incorporados, usados bases navais e aéreas para o patrulhamento do pacifico sul.
Hoje a economia dessa região praticamente não mudou, mas a sua principal fonte de divisas (principalmente nas ilhas independentes) é o turismo. Atraídos pelas suas belezas naturais e pelo exotismo, milhares de turistas vão passar as férias nesse lugar.
Explica o que entende-se por divisão internacional do trabalho.
Entende-se hoje