introdução de piaget
Jean Piaget desenvolveu diversos estudos científicos: a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e o que veio a ser chamado de epistemologia genética. A essência do trabalho de Piaget é observar cuidadosamente a maneira com que os conhecimentos se desenvolvem nas crianças de todas as idades, as pesquisas feitas por Piaget tinha como objetivo entender como o conhecimento evolui, entretanto Piaget formulou sua teoria de que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que substitui umas as outras através de estágios, isso significa que a logica e a forma de pensar de uma criança é completamente diferente da logica dos adultos.
A partir do presente estudo cujo titulo é “Provas Operatórias: no processo de diagnostico Psicopedagógico elaborada por Jean Piaget e colaboradores se suas contribuições”.
Temos por objetivo geral com esse trabalho, os seguintes objetivos:
- Conhecer os princípios básicos da Epistemologia Genéticos pertinentes à aplicação e avaliação das provas operatórias;
- Entender o processo de construção do pensamento para compreender as dificuldades de aprendizagem, objeto de investigação e ação do Psicopedagogo.
- Contribuir com o processo de socialização do saber já construído sobre provas operatórias e sua significação para a elaboração e diagnostico psicopedagógico.
“Os interrogatórios derivados de cada uma das provas tem como objetivo, não só de conhecer os julgamentos da criança, mas também os argumentos que os acompanham.
Por exemplo: não apenas nos interessará saber se a criança confirma ou nega a invariância quantitativa na prova de líquido mas, principalmente, que argumentos usa para justificar seu juízo de conservação ou não conservação”.
No contexto do presente estudo, entende- se por diagnóstico psicopedagógico o processo que permite investigar, levantar hipótese provisória que serão ou não confirmadas ao longo do processo de investigação das possibilidades e limites cognitivos.