INTRODUÇÃO CULTURA
A exclusão social no Brasil ainda é muito grande seja ela por características físicas, por condições financeiras, por dificuldade de acesso a educação, cultural entre outros.
A importância do Turismo na economia vem se tornando cada vez maior, e consequentemente se tornando um fator de grande importância no que se refere à inclusão social da população local seja na conscientização das necessidades referente à sustentabilidade da região seja na sustentabilidade econômica do povo.
Ao refletir sobre a relação empreendimentos turísticos/comunidade local, é necessário compreender as necessidades de cada um dos envolvidos.
Inclusão Social
Sabemos que a atividade turística envolve sonhos e vontades, porém a mesma ainda é vista por grade maioria da população como algo distante tornando se como uma coisa superficial e de luxo.
É comum uma pessoa de poder aquisitivo alto viajar duas a três vezes ao ano, sendo uma delas viagem internacional com toda a família. Hospedando-se em hotéis de luxo onde usufruem de regalias e sendo na maioria das vezes servidos nestes empreendimentos por pessoas que nunca viajaram para outra cidade a não ser quando falamos dos migrantes do nordeste que vem para o sul para tentar a sorte com o trabalho.
Um ponto importante é que para garantir o processo de incluir significa também, que é necessário capacitar os profissionais do turismo especialmente estes que estamos tratando, como os hoteleiros, recepcionistas entre outros.
O turismo depende da população local, em muitos aspectos, seja na questão da hospitalidade seja na força de trabalho.
Pensando nisto sabemos que o mercado necessita de profissionais com formação que abranja competências técnicas (ex: bem receber), e com consciência de preservação e sustentabilidade.
Visando o já exposto acima, que citamos o caso real da rede Windsor de Hotéis que criou há dois anos a Escola de Hotelaria Windsor no Rio de Janeiro.
Esta escola foi criada com a finalidade se suprir a