Riscos Ambientais
AOS
RISCOS AMBIENTAIS
RISCOS AMBIENTAIS
1. CONCEITO
São agentes existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
2. CLASSIFICAÇÃO
Os riscos ambientais estão divididos em cinco grupos: riscos químicos, riscos físicos, riscos ergonômicos, riscos biológicos e riscos de acidentes.
2.1 - Riscos Químicos
São as substâncias, os compostos ou os produtos existentes no ambiente de trabalho que podem penetrar no organismo humano.
Os compostos químicos apresentam-se sob a forma de líquidos, gases, neblinas, poeiras, fumos e vapores, que manipulados sem os devidos cuidados, podem causar problemas à saúde do trabalhador.
Fumos Sólidos No estado de partículas Poeiras
Líquidos Névoas
QUÍMICOS
Neblina
Gases
No estado gasoso Vapores
No estado líquido Solventes
2.1.1 - Vias de entrada dos materiais tóxicos no organismo
a) Inalação
Quando o ser humano absorve, através da inalação, os compostos químicos que se encontram dispersos no ar, ele pode ter como consequência graves problemas de saúde, pois os agentes químicos podem se introduzir e alojar nos pulmões causando-lhes males terríveis.
b) Absorção
Nossa pele é o manto protetor do nosso corpo. Em relação às substâncias químicas, principalmente, a pele constitui uma barreira evitando a absorção de tais substâncias. No entanto se a pele estiver lesada com escoriações e/ou feridas, a absorção de elementos químicos através desta pode ocorrer com certa rapidez. Contudo existem, infelizmente, vários compostos químicos que vencem a barreira da pele, isto é, podem ser absorvidos pelo organismo mesmo não estando a pele lesada.
c) Ingestão
A ingestão de alimentos contaminados quase sempre é