Introdução as Relações Internacionais
Profª. Mônica Alves Costa Ribeiro
NATUREZA E CULTURA
- Vivemos em um mundo onde existem as coisas que nos foram dadas e a coisas que são construídas.
- As coisas que foram dadas, nós dizemos que fazem parte da natureza e as que foram construídas são as coisas da cultura.
- Quando, sobre as coisas da natureza acontece o homem exerce sua influência e a sua vontade, adaptando a natureza a seus fins, as coisas deixam de ser naturais e passam a ser culturais.
- CULTURA: é o conjunto de tudo aquilo que, nos planos material e espiritual, o homem constrói sobre a sabe da natureza, quer para modificá-la, quer para modificar-se a si mesmo.
- Vivemos sempre em busca de alguma coisa e nessa busca é que procurar transformar as coisas e as situações para adaptá-las ao que nos foi ‘’dado’’ pela natureza.
LEIS FÍSICO-MATEMÁTICAS E LEIS CULTURAIS
- São dois universos distintos. Enquanto que na física e matemática se alguma coisa acontecer a lei não puder ser comprovada ela será modificada, nas leis culturais, se a norma for infringida ela não muda, seu autor será punido.
- Nas leis física, basta que a lei da gravidade seja infringida uma única vez para que seja modificada, por isso, diz Reale: “Uma é lei que subordina ao fato, a outra é lei que se impõe ao fato isolado que conflitar com ela.”
- Não se pode, no entanto, confundir bens culturais com ciências culturais. A física, a matemática, a geografia, fazem parte do patrimônio cultural, mas não são ciências culturais, pois o seu objeto é a natureza, é o estudo do que foi dado e não do que foi construído.
- Agora, se o homem passa a estudar essas ciências com relação a si mesmo e a sua atividade consciente, ele abre perspectivas para outros campos do saber, como a história, a economia, o direito.
O MUNDO ÉTICO
- As normas éticas trabalham com dois aspectos da vida humana: o valor e o fim. Existe, nelas, um juízo de valoração sobre um fato e um fim