introdução as relaçoes internacionais
Capitulo 6: Construtivismo Social
Os construtivistas sociais sustentam uma visão ideacional e se colocam contra uma visão materialista do mundo. Afirmam que o sistema internacional é construido por ideias, não forças materiais. Explique a distinção e discuta se ela é valida.
Eles argumentam dizendo que o sistema internacional não existe por si mesmo, mas apenas como consciência intersubjetiva, num sistema constituído por ideias, não por forças materiais. É uma invenção ou criação humana de um tipo nem físico, nem material, mas puramente intelectual e ideacional.
Capitulo 9: Política Externa
Qual nivel de análise de politica externa faz mais sentido e por quê?
Não existe uma teoria que faça mais sentido que outra. Todas dependem do objeto de estudo. Jackson e Sorensen denominaram como um “um corpo de conhecimento imperfeito e controverso”.
Capitulo 10: Questões-chave em RI contemporâneas
O terrorismo internacional deveria ser o principal tema da agenda internacional? Por que sim ou por que não?
Não. A ameaça deve ser levada a sério porém, até mesmo entre as formas de violência, ele não é a que mais mata. Portanto fica claro que há outros temas com maior pertinência na agenda internacional.
Capitulo 11: Debates Metodológicos
Qual a melhor forma de analisar de RI: como categoricamente diferentes ou conceitualmente sobrepostas? A melhor forma de analisar os conceitos é de forma sobreposta, pois assim temos como identificar eventuais semelhanças entre eles e até observar quem influenciou e foi influenciado por tal conceito. E também, se analisarmos de maneira sobrepostas, temos como fazer um agrupamento com classificação aproximada dos conceitos, facilitando assim o entendimento.
Questões do livro Princípios de Relações Internacionais
Capitulo 2: O contexto histórico das relações internacionais
Por que os estudiosos das relações internacionais têm os Tratados de Vestfália como marco de referência?