Introdução as Classes em Java
Disciplina: Programação Orientada a Objeto
Professor(a): João P. B. Voigtlaender
Aluno(a):
Matrícula:
Introdução as Classes em Java
Classes, objetos, métodos e atributos
Método: utilizado para executar uma operação no programa. O método descreve as instruções que realmente executam suas operações. O método oculta do usuário as instruções complexas que ele realiza. Os parênteses indicam que é um método.
Classe: é uma unidade de programa que abriga um método. Em uma classe, pode-se ter um ou mais métodos que são criados para executar as operações da classe.
Objeto: um objeto de uma classe deve ser construído antes de executar as operações que a classe descreve como fazer.
Mensagem: as mensagens são enviadas aos objetos. Cada mensagem é implementada como uma chamada de método que instrui um método do objeto a executar suas operações.
Atributo: são carregados com o objeto quando ele é utilizado em um programa. Os atributos são especificados como parte da classe do objeto. Os atributos são especificados pelas variáveis de instância da classe.
public class Livro { public void exibeMsg() {
System.out.println("Bem vindos ao livro ");
}
}
public: é um modificador de acesso. No método, indica que o método pode ser chamado por métodos de outras classes.
void: tipo de retorno do método, que especifica o tipo de dados que o método retorna depois de executar sua operação. Void indica que o método irá executar uma operação, mas não irá retornar nenhuma informação para o seu método chamador.
public class Principal {
public static void main(String[] args) {
Livro liv = new Livro(); liv.exibeMsg(); }
}
static: um método static é especial, porque pode ser chamado sem primeiro criar um objeto da classe em que o método é declarado.
new: cria um novo objeto da classe especificada a direita do new.
construtor: os parênteses em