Introdução as ciências sociais
A ciência e o conhecimento científico
Definição de ciência: A ciência é o conhecimento de modos específicos, particulares, de organização dos conhecimentos da sua produção e transmissão. Modos particulares eficaz, mas não exclusivos.
Definição de conhecimento: O conhecimento é um processo complexo de adaptação criadora e activa do homem implicando articulações entre a prática e pensamento, vivências e apresentações simbólicas.
Ciência e as suas características
No sentido moderno, as ciências são corpos de conhecimento que podem ser caracterizados em dois planos distintos, embora não separáveis: um plano interno e um plano externo.
Plano Interno- A ciência no plano interno torna-se um discurso e uma prática que desenvolvem um corpo de conhecimentos susceptível de explicar os fenómenos de forma a serem entendidos.
Plano Externo- A ciência corresponde a uma actividade socialmente organizada numa profissão que corresponde as seguintes configurações:
Existência de um corpo de especialistas, profissionais dessa ciência;
Existência de organizações que reconhecem quem é ou não membro do corpo de cientistas fixam de caracter deontológicas (Teoria do bem e do mal (ilícito e licito), metodológicas (utiliza de forma metódica);
A publicações são especializadas que fixam regras de qualidade para publicar e se constituem em espaços de debate para os especialistas.
Ciência lato senso, a noção de conhecimento.
Ciência stricto senso, conhecimento que se obtém através da experiencia.
A ciência (ou qualquer disciplina cientifica) caracteriza-se e define-se:
Pelo uso sistemático de métodos de investigação.
Pela existência e estruturação de pensamento teórico.
Por uma postura de avaliação e validação do conhecimento produzido.
- A ciência tem por objectivo definir racionalmente problemas através de uma actividade de pesquisa a qual deverá permitir encontrar soluções para os mesmos. Ela elabora e testa:
Elabora um conjunto de conceitos coerentes e