Introdução ao Pentateuco
PENTA = CINCO
PENTATEUCO= PALAVRA GREGA QUE SIGNIFICA “5 LIVROS”
TEUCO= ROLO, LIVRO
Pentateuco é o nome pelo qual, tradicionalmente, se conhece o grupo dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento. Trata-se de uma palavra de origem grega que pode ser traduzida por “cinco estojos”, fazendo referência aos estojos (caixas ou vasilhas) onde, na Antiguidade, se guardavam e se protegiam da deterioração os rolos de papiro ou de pergaminho utilizados como material de escrita. Os judeus designam, por sua vez, estes livros com o título genérico de torah, termo hebraico que, apesar de ter sido traduzido de forma habitual por “lei”, na realidade, tem um significado mais amplo. Torah, de fato, inclui o conceito de “lei” e, até com maior propriedade, também os conceitos de “guiar”, “dirigir”, “instruir” ou “ensinar” (Dt 31.9).
O Pentateuco ainda que se apresente dividido nos referidos cinco primeiros livros da Bíblia, constitui, na realidade uma unidade essencial. A divisão corresponde a uma época já remota: encontra-se na tradução grega do Antigo Testamento, a chamada Septuaginta ou Versão dos Setenta, que data do século III a.C. A causa da separação dos livros foi a dificuldade de dispor o texto completo de todos eles em um único rolo, o que seria impraticável por causa do volume excessivo.
Os nomes de origem grega adotado pela Igreja cristã greco-latina como títulos destes cincos livros são os mesmos com que foram designados na Septuaginta. Correspondem respectivamente ao conteúdo de cada um dos textos e consideram cada caso ao destacar um determinado fato ou assunto assim:
- Gêneses significa “origem”
- Êxodo, “saída”
- Levítico, “relativo aos levitas”;
- Números, “conta” ou “censo”
- Deuteronômio, “segunda Lei”.
CONCLUSÃO
O Pentateuco é uma dádiva divina a toda humanidade ele é o fundamento para todos os livros da Bíblia, inclusive os do Novo Testamento. Contém história, orientação moral e leis primordiais de Israel,