Bacharel
INTRODUÇÃO AO JUDAISMO
Capítulo 3 – Visão Histórica da formação do Judaísmo
O terceiro capítulo da obra “Introdução ao Judaísmo”, escrita por Jacob Neusner, tem o objetivo de apresentar a visão histórica da formação do judaísmo. Para isso, o autor apresenta a ótica da tradição para entender a História do judaísmo.
“Neste capítulo, alteramos nossa perspectiva, deixando e ser participante e passando a observar a tradição. Embora percorrendo o mesmo terreno, a jornada segue rota própria, guiada por uma leitura diferenciada de mapas em comum.”1
Com isso, vemos que o objetivo do autor é mostrar a história do povo judeu pala sua tradição, seu relacionamento com Deus, das afirmações que a Torá faz de Deus e não apenas das descobertas arqueológicas usadas pelos historiadores em geral para descrever a história de determinado povo. Com isso, Neusner procura mostrar que a história do judaísmo refere-se à História não só no passado, mas no presente perpetuo2.
Em relação ao Pentateuco no contexto histórico, o autor sita o fato de que os textos tratam de eventos de um passado distante e comenta que muitos estudiosos do Antigo Testamento defendem que tais textos foram produzidos após o exílio na Babilônia, quebrando com isso a crença de que Moises redigiu o Pentateuco. Um ponto importante citado pelo autor em relação ao objetivo do Pentateuco é o fato do mesmo trazer em seu teor o garantia da terra de Israel para seu povo, fato esse de extrema importância para o povo que retornava do exílio na Babilônia e que necessitava de uma referencia a aliança de Deus para com seu povo em relação à posse da terra, fato esse que o texto do Pentateuco trás.
Neusner continua o capitulo falado dos três pontos centrais do judaísmo do Segundo Templo, ou seja, do período pós exilico. Os três pontos estão nas figuras dos sacerdotes, dos escribas e dos messias, que influenciara e moldara o judaísmo desse período.
Outro ponto abordado por Neusner nesse