Introdução ao ensino superior
ENFERMAGEM
DOCENTE:ALYNE SAMAYA
ALUNO: GLEYCE FERNANDES CANUTO 201225091
JOANA D’ARC RAMOS 201226400
TERAPIA OCUPACIONAL
NATAL
SETEMBRO-2012
Terapia Ocupacional
Definição:
É uma área de conhecimento, voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.
Importância do Curso:
Reabilitar o indivíduo no meio em que vive, empregando atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais e sociais.Utilizando tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia desses indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social.
Perfil do profissional:
O perfil do Terapeuta Ocupacional será generalista, humanista e reflexivo, capaz de situar-se criticamente em relação às outras áreas do saber que participam de sua formação e atuação, e ser capaz de refletir e atuar sobre as complexas dimensões das questões clínicas, terapêuticas, científico-filosóficas, éticas, políticas e socioculturais, observando e interpretando, de modo fundamentado e crítico, as situações do seu universo profissional.
Mercado de Trabalho:
O setor público ainda é o principal empregador desse profissional, que costuma ser chamado para trabalhar em Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Referência de Saúde do Trabalhador ou Núcleos de Apoio à Saúde da Família. A reabilitação de pessoas com necessidades especiais, em instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), é um campo promissor, ainda mais em cidades do interior, onde há maior carência dessa mão de obra especializada. Grande parte dos profissionais atua como prestador de serviços, sem vínculo empregatício.
Salário