introdução ao direito-reinaldo dias
A ciência política é uma ciência social que estuda a distribuição e o exercício do poder na sociedade (engloba todas as relações de poder, não somente o Estado). Como ciência social, estuda os fatos políticos, desde os acontecimentos e processos políticos, ao comportamento político expresso na interação social. Descreve, por exemplo:
- processos eleitorais;
- a resposta da sociedade às decisões políticas tomadas pelas autoridades;
- dinâmica dos partidos políticos;
- impacto das mudanças políticas;
- a organização das diferentes formas de governo;
- as relações de poder entre indivíduos diversos
- evolução do pensamento político;
1) O significado da política A definição clássica de política foi legada pelos antigos gregos através da obra de Aristóteles, “Política”. O conceito de política deriva de “polis”, que significa tudo que se refere à cidade e, consequentemente, o que é civil, público, sociável e social. Indica o conjunto de atividades que têm como referência a polis, isto é, o Estado. As atividades que têm como referência a polis podem ser:
- atos como o de comandar ou proibir algo;
- o exercício de um domínio sobre determinado território;
- o ato de legislar;
- extrair e distribuir recursos de um setor para outro da sociedade; Aristóteles considerava o homem um animal político, definindo-o: “porque o homem vive na polis – e porque a polis vive nele – que o homem se realiza como tal”. Com esta frase, e ao utilizar o termo animal político, Aristóteles exprimia a concepção grega da vida, segundo a qual a polis era a unidade constitutiva indecomponível da existência.
Os gregos viam no viver político não apenas um aspecto da vida, mas toda sua essência. O homem não político era um ser deficiente, um “ídion” (significado original do nosso termo ‘idiota’).
O conceito de política como práxis humana está relacionado intimamente com a noção de poder, pois quem faz política busca ou exerce o poder