Cultura
CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.
A palavra “Cultura” tem como senso comum, o significado de conhecimento e saber. O entendimento de significado de cultura da relatividade aos hábitos, costumes, valores e crenças, arte, moral, ideologias, e outras capacidades adquiridas pelo homem na sociedade.
Construída e compartilhada pelos membros de uma “sociedade” (grupo de pessoas que ocupam um território comum, que tenham uma cultura comum e possuem uma sensação de sociedade compartilhada de seus propósitos, gostos, preocupações, costumes, etc.).
Sociedade é o modo de organização social, um grupo utilitarista, instituído para atender a determinados interesses. Caracterizado pela competição entre seus membros, pelo interesse individualista, pela busca da eficiência e da especialização, e dos contatos pessoais e informais.
É com relativa segurança que a vida em grupo, transforma o animal homem em ser humano, que o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social.
A cultura converge para três aspectos essenciais: * É transmitida pela herança social; o indivíduo aprende a cultura no grupo social e não como herança biológica. Cada geração transmite às gerações seguintes a cultura do grupo. * Compreende a totalidade das criações humanas, tudo que foi criado pela humanidade, tanto material como não material, ideias e valores, etc. * É uma característica exclusiva das sociedades humanas, os animais são incapazes de criar cultura.
Todas as culturas apresentam alguns elementos básicos que são: as crenças, os valores, as normas e sanções, os símbolos, o idioma e a tecnologia. * Em um conjunto de crenças, todas as culturas são fundamentadas, compartilhando conhecimento e ideias sobre a natureza da vida. * Valores são concepções coletivas do que é considerado, bom ou ruim, desejável ou indesejável, certo ou errado, bonito ou feio, em uma determinada cultura. Os valores influenciam o