introduçao pmd
No mundo atual da Construção Civil temos consciência que os profissionais que exercem suas atividades na área de geoprocessamento se defrontam constantemente com problemas relacionados à inconsistência de dados no posicionamento geométrico de pontos da superfície da Terra.
O georreferenciamento é um marco na história da Agrimensura, pois trouxe uma série de mudanças para os diferentes órgãos envolvidos no trabalho de certificação de Imóveis Rurais (Reis et al.).
É chamado Levantamento Topográfico ou Levantamento Planialtimétrico a operação completa de se determinar a projeção plana e o relevo do terreno, ou seja, o conjunto de operações realizadas no terreno com o objetivo de se determinar as distâncias horizontais e verticais entre os pontos que caracterizam o modelado do terreno. Pode-se executar somente um levantamento planimétrico, o que não é possível é um levantamento somente altimétrico do terreno.
Para isso o Engenheiro Civil utiliza a seu favor os levantamentos altimétricos (Nivelamentos) é a operação que determina as diferenças de nível ou distâncias verticais entre pontos do terreno, incluindo também, o transporte da cota ou altitude de um ponto conhecido (RN - Referência de Nível) para os pontos nivelados.
As Referências de Nível (RRNN) são marcas características de metal (latão ou bronze) cravadas em pilares de concreto erguidos nos extremos das seções ou (obras de arte, monumentos, estações ferroviárias ou rodoviárias) pontos notáveis dos percursos de linhas geodésicas.
As altitudes no Brasil são determinadas a partir da Rede Altimétrica Brasileira, estabelecida e mantida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é um exemplo de rede vertical, que de acordo com GEMAEL (1987, p.9.1) pode ser definida como um conjunto de pontos materializados no terreno (referencias de nível - RN) e identificados por uma coordenada, a altitude, determinada a partir de um ponto origem do datum vertical. O