Balaiada
1. Definição: foi uma rebelião da massa maranhense desprotegida, composta por escravos, camponeses e vaqueiros, que não tinham a menor possibilidade de melhorar suacondição de vida miserável.
2. Local-Data: ocorrida entre 1838 e 1841 no interior da então Província do Maranhão, no Brasil, e que após a tentativa de invasão de São Luís,dispersou-se e estendeu-se para a vizinha província do Piauí durante a Regência.
3. Lideres:
• Raimundo Gomes
• Manuel Francisco dos Anjos Ferreira
• Cosme4. Estopim do Movimento: Raimundo Gomes, com objetivo de libertar seu irmão que se encontrava preso em vila Manga, invadiu a prisão libertando não só seu irmão, mas tambémtodos os outros que se encontravam presos.
5. Motivo: disputa pelo controle do poder local entre os partidos provinciais (conservadorismo dos grandes proprietários de terra(cabanos), no governo, e os liberais (bem-te-vis) na oposição.
6. Fim Da Revolta: Após a morte de Balaio (Francisco), Cosme assumiu a liderança do movimento e partiu em fugapara o sertão. Daí em diante, a força dos balaios começou a diminuir, até que, em 1840, um grande número de balaios rendeu-se diante da concessão da anistia. Pouco tempodepois, todos os outros igualmente se renderam. Com a completa queda dos balaios, Cosme foi enforcado.
7. Conseqüências:
• Com o resultado da opressão ao movimento e suadiluição, Lima e Silva é designado como Barão de Caxias.
• a produção de chapéus de palha foi seriamente afetada. O Brasil perdeu mercado mundial nos artigos de palha para o México eseus sombreros.
8. Curiosidades: A revolução no Maranhão tomou o nome de Balaiada derivando do apelido Balaio de um de seus maiores líderes, Francisco dos Anjos Ferreira.