Introdu O Futebol
O presente trabalho tem por objetivo principal analisar um conjunto de reflexões realizadas em sala no ensino básico, o trabalho se constitui de um estudo sobre qual atividade/esporte seria de maior eficiência para o desenvolvimento dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Básico, os jogos assim como as atividades, contem uma serie de propósitos pedagógicos, tal como trabalhar o movimento e a coordenação motora do corpo, a possibilidade de atuarem utilizando o maior número de estruturas musculares possíveis além de proporcionar os alunos a aprenderem as diferentes maneiras de brincar como atos do jeito de ser de um grupo ou de cada um.
Destacando a diversão e os benéficos com as atividades físicas na procura de propiciar aos alunos que eles utilizem o maior número de músculos possíveis, o esporte que nesse presente trabalho destaco é o Futebol.
O Futebol é o esporte coletivo mais praticado do mundo. Não se tem um dado concreto de quando e onde surgiu o futebol, mas o que se sabe é que em muitas culturas os povos já faziam algo parecido com o futebol, ou seja, brincadeiras de chutar bolas, mas sem regras, e sem limites. Mas foi no século XX, na Inglaterra, que o futebol passou a ser um jogo oficial, já com algumas regras, e o principal objetivo do jogo é chutar a bola e colocar ela dentro do gol.
O jogo consiste em marcar o maior número de gols que o adversário para que isso aconteça a bola precisa atravessar o campo até o outro campo onde poderá ser chutada em direção ao gol para que isso ocorra se utiliza técnicas, através de passes, dribles, chutes, etc.
O Futebol pode ser adaptado para os alunos da educação básica os times podem ser compostos por dez ou oito jogadores em cada time já contando com o goleiro, essa adaptação pode ser realizada quando não se tem o numero máximo de alunos para o jogo que são vinte e dois, onze em cada time, mas outros tipos de adaptações também podem ser realizadas, tais como redução das dimensões do campo,