introdu o do trabalho de sociologia jurídica
A sociologia estuda a realidade social e também procura conhecer as condições histórico-culturais de organização de vida em sociedade.
O homem conferiu a ciência a responsabilidade de investigar experimentalmente a natureza e buscar nela própria explicação. E para buscar e pesquisar essa explicação é preciso de métodos científicos. Esses métodos se fundamentam em 4 elementos: a dúvida, uma condição para evitar dogmatismo; a investigação, que amplia o conhecimento; o espírito crítico, que desenvolve o hábito da pesquisa; e a sedimentação da experiência que é resultado da dos três elementos anteriores.
Também há três etapas pelas quais os métodos científicos passam, são elas, respectivamente: hipóteses, são questões, formulações, ou julgamentos de valor que devem passar por triagem; observação, que deverá ser feita de forma sistemática e com utilização de técnicas; interpretação dos dados/resultados obtidos. O que ocorrerá é que a hipótese se converterá em tese ou teoria, sendo reformulada, e podendo ter uma nova investigação ou ser rejeitada.
É o que acontece com as leis, antes de serem leis elas são anteprojetos (hipóteses) que passam por comissões (observação e interpretação) antes de serem levadas a votação, podendo ter revisadas ou rejeitadas.
Todo objeto das ciências sociais em geral será o comportamento/conduta humana, estrutura social e suas mudanças. Como o direito faz parte desse ramo da ciência sua área de atuação é justamente essa.
Tem como objeto as relações entre o direito e a sociedade.
Estuda os fatores que influenciam o funcionamento das instituições jurídicas e a criação das diversas normas jurídicas
Examina como a ordem jurídica, enquanto complexo de regulação da vida social, interfere na configuração das relações humanas em sociedade.
Busca investigar a influência da sociedade na formação do ordenamento jurídico, bem como o influxo do ordenamento jurídico no campo das relações sociais.
A sociologia jurídica é caracterizada como