introdu o de Santo Agostinho
INTRODUÇÃO
Agostinho de Hipona, conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Escrevendo na era patrística, ele é amplamente considerado como sendo o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são "A Cidade de Deus" e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente. Foi um grande marco para a filosofia e para a teologia. Pois em um tempo de fé, ele plantou a semente da razão. Procurando harnonizar fé e razão. Bispo e doutor da Igreja.
Aurélio Agostinho nasceu, no dia 13 de novembro de 354 D.C, na cidade de Tagaste, hoje região da Argélia, na África. Era o primogênito de Patrício, um pequeno proprietário de terras, pagão. E de Mônica uma católica.
Aos dezesseis anos de idade, na exuberância da adolescência, foi estudar fora de casa. Na oportunidade, envolveu-se com a heresia maniqueísta religião que seguia a luta entre o bem e o mal. E também passou a conviver com uma moça cartaginense, que lhe deu, em 372, um filho, Adeodato. Assim era Agostinho, um rapaz inquieto, temperamento rebelde , teve uma juventude cheia de pecados, sempre envolvido em paixões e atitudes contrárias aos ensinamentos da mãe e dos cristãos. Possuidor de uma inteligência rara, depois da fase de desmandos da juventude centrou-se nos estudos e formou-se, brilhantemente, em retórica. Excelente escritor, dedicava-se à poesia e à filosofia. Durante os anos 373 e 374 agostinho ensinoiu gramática em Tagaste.
Procurando maior sucesso, Agostinho foi para Roma em 383 , onde abriu uma escola de retórica. Foi convidado para ser professor dessa matéria e de gramática em Milão. O motivo que o levou a aceitar o trabalho em Milão era poder estar perto do agora santo bispo Ambrósio, poeta e orador, que foi fundamental