Introdu o Atu ria
Rendas
As rendas podem ser certas ou aleatórias. As rendas certas pertencem ao domínio da matemática financeira, enquanto as aleatórias, também chamadas de contingentes, são do domínio a matemática atuarial.
Rendas certas não dependem de nenhuma eventualidade externa.
Rendas aleatórias é uma espécie de seguro efetuada numa seguradora, onde o segurado compromete a pagar um valor x durante toda sua vida. O valor é pré-determinado e sua duração é incerta.
Rendas por sobrevivência é um contrato que o segurado assina e paga de uma só vez, o prémio pode ser único ou recebido em parcelas por conta da empresa seguradora onde será feita uma séria de pagamentos com tempo de intervalo estabelecido, podendo ainda serem antecipadas como rendas anuais, semestrais, trimestrais ou mensais.
Postecipadas
Imediatas
Antecipadas
Temporárias
Termos
Constantes
Postecipadas
Diferidas
Antecipadas
Certas
Perpétuas(idem temporárias)
Postecipadas
Termos
Variáveis
(lei mat.)
Imediatas
Rendas
Em PA2
Antecipadas
Diferidas (idem imediata)
Em PG (idem PA)
Aritmo- geométrico (idem PA e PG)
Polinômio
Radical inteiro (idem PA, PG e Aritmo)
Aleatórias (campo da matemáticas atuarial)
A renda poderá ser diferida ou imediata. Diferida quando a renda é paga após certo tempo decorrido. Imediata, quando o segurado inicia o recebimento logo após o término do primeiro período de tempo.
Poderá ser ainda temporária ou limitada, quando houver um tempo definido em apólice que determine um tempo limite para pagamento pela empresa seguradora, mesmo estando vivo o segurado.
Os seguros de sobrevivência são seguros para se receber em vida, que no Brasil damos o nome de previdência.
Renda aleatória, constante, imediata, periódica anual, vitalícia postecipada é a renda anual que uma pessoa deverá receber no final de cada ano, desde que esteja viva. É uma pensão-renda até a data de seu falecimento.