Introdu o ao Direito trabalho
Introdução ao Direito
Responda, com base em alguma doutrina sem utilizar os resumos do caderno, indicando afinal de cada resposta quais livros e quais páginas usou na resposta.
01 – Disserte sobre os conceitos de Direito abordando seus aspectos jurídicos, possíveis definições acepções dessa palavra, direito subjetivo, objetivo, público, privado, positivo e ramos do direito.
R: A palavra direito possui significados diferentes conforme o aspecto em que é analisado, podendo ser o conjunto de regras que rege a sociedade para um bem comum como também o modo subjetivo de indicar o poder de agir da lei. Os dois elementos básicos do direito são as normas e a conduta social, as normas definem os procedimento, os comportamentos sociais, estabelecem os limites de liberdade para que haja uma convivência social, as proibições traçam a linha do lícito e do ilícito, as regras detém obrigação social, e não alcança o interior humano, isso é destinado a moral ética e a religião. O direito como conhecemos hoje teve seu inicio em Roma, é considerado o direito positivado, que é o direito institucionalizado pelo Estado, sãos as normas e leis jurídicas em determinado lugar e tempo, ele está intrínseco com o direito natural, pois a partir das regras liberdade, vida e direito a propriedade é que o legislador elabora as leis e normas onde ele deve respeitar obrigatoriamente, o direito objetivo e subjetivo não são distintos mas uma visão dúbia de um mesmo objeto, ele é objetivo quando é a norma, a regra a conduta social a se seguir, subjetivo quando são as possibilidades e os poderes a agir conforme a ordem jurídica e, ele é teórico e se projeta na relação concreta estabelecendo consequência jurídica. O direito se divide em público e privado. Direito público é aquele que tem interesse do estado, como por exemplo direito penal, que define crimes e estabelece penas e multas afim de garantir a segurança, direito