Tratamento Da Gripe E Raiva
Com a finalidade de atenuar os sintomas da gripe, são indicados Antitérmicos e analgésicos para diminuir febre e dores, Antitussígenos para tosse seca, Expectorantes para fluidificar o muco (catarro) e descongestionar os pulmões, e descongestionantes para alívio da congestão nasal. (Anhembi, s. d)
Confundida com a dengue, a gripe deve ser tratada em consultórios médicos, pois a automedicação de uma aspirina, por exemplo, pode piorar o estado de saúde. (Globo, 2012) Os antibióticos não devem ser usados para o tratamento da gripe, exceto quando está em uma fase mais evoluída com sintomas de pneumonia, mas é necessário um acompanhamento médico, pois existem certas regras que devem ser respeitadas para um tratamento seguro e eficaz. Além do uso dos medicamentos é necessário a ingestão de muito líquido, repouso, uma alimentação balanceada, evitar mudanças bruscas de temperatura e evitar multidões em ambientes fechados. (Anhembi, s. d)
Referencias http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/como-tratar-gripe-resfriado-4728090.html http://www.anhembi.br/html/farmacia/pdf_farmacia/gripe-e-resfriado
Tratamento da Raiva
Considerada como incurável, atualmente é inexistente um tratamento específico para a raiva.
Houve um tratamento chamado "protocolo de Milwaukee" em que um menino de 15 anos da cidade de Pernambuco foi induzido ao coma com a administração de antivirais. O mesmo foi curado da infecção viral, porem, após a sedação sofreu reações adversas como convulsões.
Quando ocorre uma suspeita de contaminação pelo vírus, são administradas doses das vacinas Fuenzalida e Palacios e vacinas de cultivo celular. O Paciente também recebe o Soro anti-rábico e Imunoglobulina humana anti-rábica.
http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/120.pdf
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd2211200803.htm