Introdu O Administra O
Planejamento: função responsável pela definição de objetivos da organização e execução de planos que integrem e coordenem essas atividades. O planejamento é a base de todas as funções da administração, e sem ele não seria possível organizar os recursos e a estrutura de uma empresa, nem seus objetivos e planos. Principais críticas: não se adequa a um ambiente dinâmico, inibe a flexibilidade organizacional, criando certa rigidez, inibe a criatividade, a inovação e a ousadia.
2) Qual a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?
Os objetivos especificam as metas futuras que a organização busca atingir, enquanto que os planos estabelecem os meios para alcança-los.
Exemplo: no futebol, o objetivo claro da equipe, é ser campeã. Mas para ser campeã tem de haver um plano, que é vencer os jogos contra os seus adversários.
Os planos podem ser classificados por: abrangência (estratégicos, táticos ou operacionais), horizonte temporal (longo, médio ou curto prazos), grau de especificidade (gerais ou específicos) e por permanência (permanentes ou temporários).
3) Quais são as características que os objetivos bem definidos podem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?
Os objetivos devem ser claros (nível a ser atingido), mensuráveis (especificar quantitativamente), alcançáveis, definidos em tempo, coerentes, e hierarquizados (separados pelo grau de importância).
É sempre melhor ter um objetivo, pois se pode redirecionar esse objetivo de forma com que ele ainda lhe satisfaça, mesmo não sendo da forma prevista.
4) Quais são as etapas do processo de administração estratégica? O que é mais importante: a formulação ou a implementação estratégica? É possível o processo de administração estratégica começar