Introd a adm
O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre os pioneiros da administração, tais: Henri Fayol e Frederick Taylor. Os quais tinham pensamentos e idéias diferentes, porém entre algumas semelhanças. O trabalho relata sobre as contribuições que Fayol e Taylor trouxeram para administração. Exposta por uma teoria científica e clássica cada um com uma visão de liderar. Citaremos sobre a teoria dos dois administradores, que contribuíram muito para o conhecimento desta disciplina visando sempre á eficácia do trabalho.
Idéias defendidas e criticadas por Henri Fayol
Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo clássico. Seu trabalho era voltado para empresas, sempre procurando cuidá-las de cima para baixo tendo uma visão de gerente ou diretor, contrário o de seus opositores. Uma das contribuições criada por ele foi o desenvolvimento a abordagem conhecido como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde se falou pela primeira vez em administração como disciplina e profissão. Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das atuais quatro funções da Administração que são: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar, à qual ele ainda acrescenta a função de Coordenar. Segundo Fayol a administração é distinta das outras funções, como produção, finanças e distribuição e o trabalho do gerente está distinto das operações técnicas das empresas. Com isso ele identificou quatorze princípios que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz.
Os 14 princípios da administração:
1) Divisão do Trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos; 2) Autoridade e Responsabilidade: a autoridade sendo o poder de dar ordens e no poder de se fazer obedecer. Estatutária (normas legais) e