Intraempreendedorismo
A gestão ambiental é um processo que tem como objetivo mostrar as empresas que elas podem utilizar os recursos da natureza sem degradar o meio ambiente. Em 30 de outubro de 1973 o Brasil criou a secretaria do Meio Ambiente (SEMA). No mesmo ano já havia sido criada a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e, em 4 de outubro de 1973 criou-se o Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM) na Bahia. Em abril de 1991, na Segunda Conferência Mundial da Indústria sobre Gestão do Meio Ambiente, várias corporações assinaram a Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, e assim surgindo a Gestão ambiental. Um dos motivos que nos levaram a realizar esse trabalho foi o fato da empresa mostrar não ter nenhum compromisso com o meio ambiente, e que a mesma depende exclusivamente do meio ambiente para manter-se no mercado. Outro aspecto que nos chamou a atenção é a sua localização, onde fica na área urbana, e não mostra nenhuma preocupação com a sociedade em sua volta.
O nosso objetivo geral com esse projeto é mostrar a grande importância da gestão ambiental dentro das empresas, os benefícios que ela traz não só para o meio ambiente, mas trazendo retorno financeiro para as empresas, visto que, o número de consumidores ecologicamente corretos está crescendo gradativamente ao longo dos anos. Para tanto, mostraremos como é possível produzir reduzindo ao máximo a agressão ao meio ambiente.
RELATÓRIO GERAL
Na da primeira visita à empresa escolhida para a realização do trabalho procuramos inicialmente o gerente, o Sr. Gilvan, que autorizou a realização de nossas atividades e designou uma profissional do local (Técnica em Segurança do Trabalho) para nos acompanhar e nos apresentar à empresa. O mesmo não autorizou a divulgar o nome da empresa, sendo assim, chamaremos de V.V.
Trata-se de uma destilaria de pequeno porte, produtora de álcool que foi fundada em 1979 com o nome de Destilaria Promontório. Atualmente tem em