Intraempreendedorismo
O conceito de intra-empreendedorismo foi estabelecido há duas décadas, mas as empresas não estavam dispostas a dar aos empregados a liberdade para criar e, conseqüentemente, errar e oferecer-lhes um orçamento para financiar inovação. Além do mais, não queriam arcar com os custos dos erros que inevitavelmente acontecem no percurso. Hoje esse conceito já está muito difundido e valorizado nas organizações. O intraempreendedorismo (intrapreneuring) é um sistema para acelerar as inovações dentro de grandes empresas, através do uso melhor dos seus talentos empreendedores. É um sistema que oferece uma maneira saudável para se reagir aos desafios empresariais do novo milênio.
O intraempreendedorismo é uma modalidade do empreendedorismo que é praticada por funcionários de uma empresa, seja ela grande ou pequena. São aqueles que possuem uma capacidade analica diferenciada para cenários, idéias, inovações e busca por oportunidades para empresas ou organizações que trabalham. São eles a principal força indireta de movimento e criação de uma empresa, indiretamente.
Essa modalidade de empreendedor colaborador vem se destacando cada vez mais e sendo também valorizada pelas empresas, seja ao valor dado para seu trabalho ou até mesmo na ascensão alcançada internamente. Eles são procurados cada vez mais por empresas de recrutamento, ocupando os cargos mais importandes nas organizações de todo o mundo.
Quais são as principais características do intraempreendedor?
O intra empreendedor se destaca com a busca pelo novo, ele não se intimida pelos riscos e possibilidade de insucesso, procura sempre gerar uma boa indéia e compartilhar com seus superiores para reconhecimento, está focado na melhoria continua e