Intolerância Religiosa
"O jardim das folhas sagradas"
Sinopse: Jardim das Folhas Sagradas é um longa de ficção construído a partir de Bonfim, um bancário bem sucedido, negro e bissexual, casado com uma mulher branca e de crença evangélica. Ele vive na Salvador contemporânea e recebe a incumbência de montar um terreiro de candomblé no espaço urbano. Para isto, enfrentará a especulação imobiliária numa cidade de crescimento vertiginoso, o preconceito racial e a intolerância religiosa. Este homem, embora questione a tradição da própria religião, tem a missão de montar um ambiente sagrado e de respeito à natureza, superando as contradições e conflitos trazidos pela modernidade.
Direção: Pola Ribeiro
Duração: 84 minutos
Ano: 2011
"A Deusa Negra"
Sinopse: "A deusa negra" conta a história de um africano, Babatunde, que busca no Brasil seus parentes e revive, pelos caminhos mágicos do candomblé, o percurso de seu ancestral escravo, Oluyole.
Direção: Ola Balogun
Duração: 96 minutos
Ano: 1978
“Timbuktu”
Numa pequena cidade no norte de Mali, em julho de 2012, um casal vive em perfeita harmonia com seus dois filhos. No entanto, eles são brutalmente assassinados após os moradores da cidade descobrirem que eles não eram casados perante Deus, o que para eles era um crime imperdoável.
Direção: Abderrahmane Sissako
Duração: 1h40min
Ano: 2014
Textos selecionados
“Especialistas debatem liberdade religiosa e cidadania em Ferraz
Publicado em 11 abril 2014
Responsável por motivar 70% de guerras encerradas ou em andamento no mundo, a intolerância religiosa foi objeto de discussão durante o 3º Fórum de Liberdade Religiosa e Cidadania de Ferraz de Vasconcelos, na quinta-feira, à noite, dia 10, na Câmara Municipal, no centro. O debate promovido pelo vereador licenciado, Antonio Carlos Alves Correia (PSD) e pela Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (Ablirc) reuniu líderes (foto) de diversas denominações, entidades e políticos, entre eles, o vice-prefeito