intolerancia a lactose
O tratamento da desnutrição varia de acordo com a gravidade da doença. Os principais objetivos do tratamento são:
• Recuperar o estado nutricional.
• Normalizar as alterações orgânicas ocasionadas pela desnutrição.
• Promover o crescimento (no caso das crianças) e o ganho de peso.
Existem recomendações gerais que ajudam no tratamento de desnutridos:uma dieta específica para o caso, aliada a uma educação (ou reeducação) alimentar; orientações sobre higiene alimentar e pessoal; e a participação familiar e comunitária nesse processo. Vamos tratar desses temas a seguir.
Dieta e educação alimentar
A dieta deve possibilitar a reposição, manutenção e reserva adequadas de nutrientes no organismo. Para tanto, deve ser elaborada e acompanhada por um nutricionista. A educação alimentar é muito importante em todas as etapas da vida. Como a desnutrição é bastante comum na infância, torna-se essencial e urgente que as pessoas que fazem parte do processo de educação/formação das crianças (família, professores) tenham acesso a informações sobre o correto aproveitamento dos alimentos e a alimentação saudável. Só então as crianças poderão ser bem orientadas e cuidadas!
Algumas sugestões para aproveitar ao máximo o valor nutritivo dos alimentos, em especial das frutas e verduras:
• Frutas e verduras devem ser consumidas bem frescas, pois os nutrientes vão se perdendo com o amadurecimento e com o tempo de armazenamento.
• Evite bater esses alimentos no liqüidificador para não perder algumas vitaminas, como a vitamina. Ao cozinhar as verduras, mantenha a tampa da panela fechada. n Não cozinhe demais os alimentos, principalmente os vegetais. n Aproveite a água que sobrou do cozimento para preparar outro prato, como sopas, cozidos ou sucos. n Não coloque nenhuma substância para ressaltar a cor dos vegetais
(como bicarbonato de sódio), pois as vitaminas se perdem. n Não submeta nenhum alimento a temperaturas altas demais; prefira o fogo brando. n Conserve