Intervenções urbanísticas- porto de gênova
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
JULIA TOURINHO
INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS
TEORIA E HISTÓRIA DO URBANISMO
PROFESSORA: ALESSANDRA- NOTURNO
Salvador
Outubro, 2010
INTERVENÇÃO URBANÍSTICA-PORTO DE GÊNOVA
Genova é uma cidade da Itália, com mais de 800 mil habitantes . A área portuária da cidade até tempos atrás estava em decadência, mas houve uma revitalização em 1992 , na celebração dos 500 anos do Descobrimento da América. O projeto de revitalização do porto de Gênova,foi executado por Renzo Piano, que instala no porto exclusivamente equipamentos de caráter público como salas de concertos, museu e oficinas de artes, Memorial a Cristovão Colombo, um grande aquário, etc. O Porto de Gênova não “rouba” mas sim, supri as necessidades de equipamentos da cidade. Suas atrações públicas e gratuitas atraem um grande público que faz acontecer em toda área histórica, antes degradada, as moradias, os restaurantes, os bares, as casas noturnas, enfim, a vida.
O arquiteto optou por demolir diversos armazéns antigos e preservar alguns edifícios de valor arquitetônico significativo.
A restauração urbana contribuiu para o grande impulso do turismo na cidade e um dos principais pontos da revitalização do novo porto foi o Aquário, tido como um dos mais completos da Europa, projetado pelo norte-americano Peter Chermayeff, o mesmo que concebeu o Oceanário de Lisboa. São setenta tanques onde nadam mais de 600 espécies. Em 2001, a cidade acolheu uma reunião do G8 (o grupo dos oito chefes de Estado mais poderosos do mundo) e em 2004 foi eleita a nova capital européia da cultura.
Foram inseridos novos equipamentos no porto, agregando-os à função existente de porto turístico e de cargas.
A restauração fez surgir eventos anuais como a Notte Bianca, que ocorre em setembro. Nesse encontro, os italianos passam a noite em branco assistindo a shows musicais e a espetáculos de teatro.
Gênova é o