Intervenções urbanísticas - Barcelona
Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre a intervenção urbanística realizada na cidade de Barcelona – Espanha, desenvolvido no ano de 1859. O plano de intervenção aqui analisado foi desenvolvido por Ildefonso Cerda (engenheiro urbanista nascido em 23 de dezembro de 1815, conhecido como um dos fundadores do urbanismo moderno ) tinha entre suas propostas de intervenção a higienização da cidade de Barcelona, como também o objetivo de propor um novo desenho urbano que proporcionasse no desenvolvimento ordenado do espaço urbano. No desenvolvimento deste trabalho foi abordada a questão da Revolução Industrial como principal causador das transformações das cidades europeias, resultando em um crescimento rápido e desordenado, consequência do aumento do número de habitantes nas cidades à procura emprego nas grandes cidades. Após uma breve análise da situação em que se encontrada a cidade de Barcelona no momento de pós Revolução Industrial, foi explorado, o Plano Cerdà, o plano de intervenção, suas justificativas, vantagens e desvantagens para o desenvolvimento da cidade.
Para a elaboração deste trabalho, foram realizadas pesquisas em websites e consultadas em artigos de periódicos também disponíveis na web.
1
1.1 Contextualização
Abordagem da cidade medieval
Barcelona é uma cidade que conta com mais de 2000 anos de história. Uma cidade provinciana e marginal, pois nunca foi capital de uma monarquia ou estado importante. Esse carácter marca profundamente a sua concepção ao nível dos espaços públicos. Como cidade onde não se vislumbrava nenhuma corte, não havia necessidade de ter espaços públicos, a única coisa que havia na Barcelona
Medieval era a famosa Rambla, que fazia ligação ao mar. Não existia prática do espaço público. A cidade existia entre muralhas e de malha extremamente densa.
Figura 1: Porto de Barcelona, gravura francesa do século XVIII.
Fonte: