pereira passos
1.Introdução
A cidade do Rio de Janeiro está se preparando para receber uma série de eventos internacionais (Jogos Olímpicos de 2016 e Copa do Mundo de 2014), o que está provocando mudanças profundas na forma de pensar e planejar a cidade, o que há anos foi deixado de lado pelos governantes. Assim o Rio vem passando por um momento de inúmeras oportunidades que podem mudar seu atual cenário urbano trazendo melhorias na infraestrutura e nas áreas de saúde , educação e lazer.
Integrando-se a esse processo de desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro, foi criado o projeto Porto Maravilha iniciado em junho de 2009 com o apoio do Governo Estadual e do Ministério do Turismo pretendendo mudar a região hoje abandonada e sem uso.
2.Projeto
Porto Maravilha é um programa de revitalização da região portuária do Rio de Janeiro,uma parceria do governo federal com uma empresa privada que irá administra uma PPP (parceria público privado). Dentre os serviços administrados pelo consórcio Porto Novo após a conclusão das obras está a conservação e manutenção do sistema viário, das praças, áreas verdes, iluminação pública, calçadas e sinalização do transito. Será implantado também a coleta seletiva de lixo e instalação de bicicletários que irão compor junto com a ciclovia o incentivo ao transporte por bicicletas.
A manutenção e conservação de pontos e monumentos turísticos, históricos e geográficos também será realizada pelo consórcio que vai manter um serviço de atendimento ao cidadão.
Este projeto tem como finalidade requalificar a Região Portuária promovendo a reestruturação local por meio da ampliação, articulação e melhoria dos espaços públicos. Estão previstas intervenções urbanísticas, restauro, construções de túneis, museus entre outros. As principais intervenções urbanísticas serão: a reurbanização de 70 km de vias, construção de túneis e a demolição do elevado da Perimetral, que