Intervenção psicopedagógica em crianças com TDAH
B. Pereira
RESUMO
Este artigo apresenta como objetivo geral discutir o papel do psicopedagogo na intervenção para o desenvolvimento da aprendizagem de uma criança com TDAH. Esta pesquisa exploratória de cunho bibliográfico caracteriza o TDAH, investiga como ele pode interferir no desenvolvimento da aprendizagem escolar do sujeito, e ainda pontua as formas de intervenção do psicopedagogo no processo de aprendizagem do indivíduo diagnosticado com TDAH; Enfoca a temática do TDAH, e apresenta, de forma específica, quais as dificuldades de aprendizagem que tal indivíduo apresenta a fim de esclarecer quais as possíveis mediações e intervenções que o psicopedagogo pode realizar para ajudar o sujeito. Conclui que o TDAH é um distúrbio que precisa ser diagnosticado com seriedade, por meio de profissionais qualificados e atualizados, e que o psicopedagogo deve tratar cada caso em sua especificidade a fim de auxiliar a criança em suas queixas e dificuldades.
Palavras-chave: Psicopedagogia. Dificuldades de aprendizagem. TDAH. Intervenção psicopedagogia.
1 Introdução
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) normalmente apresenta-se caracterizado pela falta de concentração, desatenção e agitação. Devido a essas características, as consequências para uma criança com TDAH são diversas, dentre elas podemos citar problemas nos relacionamentos e no rendimento escolar.
O médico especialista em Neurodesenvolvimeto Infantil, Saul Cypel (2007), afirma que o TDAH compromete, principalmente, o funcionamento do lobo frontal do cérebro, prejudicando funções como: atenção, capacidade de auto estimulação, habilidade de planejar com objetivos e metas, controle dos impulsos e/ou das emoções. O cérebro do indivíduo com o transtorno também gera novas estimulações, fazendo com ele fique sempre em estado de alerta. O TDAH já nasce com a criança, porém se torna mais evidente quando ela ingressa na vida