grandes temas de biologia
1. O que é um ambiente aquático eutrofizado? Quais as conseqüências ecológicas da eutrofização?
R.: Um ambiente aquático eutrofizado é um ecossistema com excesso de nutrientes (principalmente fósforo e nitrogênio) cujo resultado é a degradação dos seus processos ecológicos (quebra do equilíbrio ecológico).
As consequências do aporte adicional de nutrientes por fontes artificiais (adubação artificial) acarretam alterações químicas, físicas e biológicas, que alteram toda a cadeia trófica do ambiente aquático, contribuindo para o desaparecimento de algumas espécies e o surgimento de outras, bem como alterações na densidade de espécies. (pg. 150 e 151).
2. Explique o fenômeno das chuvas ácidas. Em que países são mais freqüentes as chuvas ácidas? Justifique.
R.: A formação de chuvas ácidas ocorre devido às reações químicas que ocorrem na atmosfera, nas quais os óxidos de enxofre e de nitrogênio, gerados a partir da queima de combustíveis fósseis (80%) ou de vulcões e fontes biológicas (20%), reagem com a água, formando ácido sulfúrico e ácido nítrico. Esses ácidos são formados em pequenas concentrações, no entanto suficientes para baixar os valores de pH da chuva. Geralmente de 5,7 ela passa para 4,5 a 5,5, formando então as chamadas chuvas ácidas. (pg. 144).
As chuvas ácidas são mais freqüentes em países europeus e norte-americanos, pois são típicas de regiões industrializadas com altas emissões de gases (óxidos de enxofre e de nitrogênio) provenientes da queima de combustíveis fósseis (petróleo). (pg. 144 e 148).
3. Há projetos para utilizar a água subterrânea (água do lençol freático) para irrigar as áreas agrícolas do semi-árido nordestino. Alguns pesquisadores consideram que esse tipo de irrigação poderá salinizar os solos, criando desertos. Qual a justificativa utilizada para explicar a possível salinização dos solos irrigados com água do freático?
R.: A justificativa está no fato de que a água da