Intervenção em Bacia
Uma barragem é uma barreira artificial feita em cursos de água para retenção de grandes quantidades desta. Para ser futuramente utilizada para o abastecimento de zonas urbanas, agrícolas, ou industriais, para produção de energia elétrica ou controle da vazão do curso d’agua.
As barragens são compostas por diversos elementos e órgãos como: os barramentos, que são as superfícies verticais que limitam o corpo da barragem, divididos em jusante e montante; coroamento, superfície que delimita superiormente o corpo da barragem; encontros, superfícies laterais de contato com as margens do rio; fundação, superfície inferior de contato com o fundo do rio; vertedouro, que é o órgão hidráulico para a descarga da agua em excesso no período de cheia, quando a cota máxima é ultrapassada; as tomadas de água, que é o órgão hidráulico de extração de água para utilização; descarregador de fundo, usado para esvaziamento da albufeira ou manutenção da vazão ecológica a jusante da barragem; comportas, que regulam a entrada e saída de água entre a montante e jusante da barragem e permite à navegação fluvial vencer os desníveis impostos pela barragem; escada de peixes, órgão hidráulico que permite aos peixes vencer o desnível imposto pela barragem.
Entretanto existem desvantagens na construção de barragens, tais como o fato destas inundarem grandes áreas habitáveis ou economicamente produtivas, fazendo com que populações ribeirinhas sejam realocadas, e a destruição da fauna e flora às margens que serão inundadas. E devido à essas desvantagens deve-se verificar a necessidade, viabilidade e impactos causados pela construção da barragem, antes de esta ser construída.
Neste trabalho foi analisada uma sub-bacia da bacia de Sobral, na qual é estudada a possibilidade de implantação de uma barragem. Apresentando características da bacia hidrográfica, do rio em si e da rede fluvial existentes no trecho em estudo.
Tem-se como base de dados, cartas da SUDENE,