Interven O Cuidador
RESGATE DO PROJETO
O Centro de Referência Especializado de assistência Social – CREAS faz parte da Secretaria de Assistência, Cidadania e Inclusão Social (SACIS) da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, constitui-se como pólo de referência da proteção social de média complexidade, configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos que não estejam com seus vínculos rompidos.
O CREAS tem a família como foco de suas ações, na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteção e a socialização de seus membros. Mantém articulação permanente com o Sistema de Garantia de Direitos, com a Rede Socioassistenciais e com as demais políticas públicas.
O trabalho no CREAS é desenvolvido por uma equipe multiprofissional que conta com assistentes sociais, psicólogos (as), assessor (a) jurídico (a), assistente administrativo, educadores (as) sociais e coordenador (a). Enquanto estagiária de serviço social observando o trabalho realizado pelos profissionais do CREAS pude perceber que o dia a dia é bastante agitado e os desafios são grandes. O objetivo do meu projeto visa oferecer um espaço aos profissionais que trabalham no CREAS para que estes pudessem fazer trocas de experiências e refletir o que o serviço reflete neles enquanto trabalhadores. Um cuidado aos cuidadores, para que, se sentindo valorizados e cuidados possam cuidar melhor do outro, um espaço reservado para discussões e reflexões, momentos lúdicos visando o cuidado da saúde mental desses profissionais e protagonizando discussões.
O projeto tem como objetivo principal promover atividades diferenciadas que auxiliassem os profissionais da equipe a trocarem experiências tanto profissionais quanto pessoais, vivenciando sentimentos e estimulando a criatividade.
Considerando que a equipe do CREAS trabalha encarando