Interven Oes Em Centros Urbanos
HELIANA COMIN VARGAS e ANA LUIZA HOWERD DE CASTILHO
LIVRO: “INTERVENÇÕES EM CENTROS URBANOS”
CAPITULO 1 – OBJETIVOS ESTRATÉGIAS E RESULTADOS
SÃO PAULO
2015
ALUNA: ANA ÍVINA MARQUES DE SOUS
R.A.: 5801863
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
PROFª.: EDGARD TADEU DIAS COUTO IVANISE TURCO
8º SEMESTRE
TURMA: A08
RESUMO
“Este livro discute as intervenções que vêm ocorrendo no mundo desde a década de 1950, apresentando seus objetivos, analisando as estratégias e avaliando os resultados.
O texto contido nesta obra apresenta projetos produzidos em sete capitais brasileiras - Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, São Luís, Belém, Aracaju e Fortaleza, escritos por acadêmicos, gestores públicos, arquitetos e urbanistas.”
INTRODUÇÃO
O livro Intervenções urbanas – objetivos, estratégias e resultados, traz em seu primeiro capítulo a abordagem sobre os centros das cidades e como esses centros começam a diluir-se pelo surgimento de uma rede de sub centros ocasionado pela aceleração da degradação dos centros urbanos. Intervir nos centros urbanos sugere não somente em avaliar sua herança histórica e patrimonial, seu caráter funcional e sua posição relativa na estrutura urbana, mas precisar do porquê de se fazer a intervenção.
E essa ideia de intervenção sustenta-se na identificação de um claro processo de deterioração urbana. E esse processo tem apresentado diversos objetivos e estratégias com resultados.
O objetivo de recuperar o centro das metrópoles significa, entre outros aspectos, melhorar a imagem da cidade e promover a reutilização de seus edifícios e consequente valorização do patrimônio construído.
CAPITULO 1 - OBJETIVOS ESTRATÉGIAS E RESULTADOS
É no centro das cidades que acontecem as mais diversas atividades comerciárias e de serviços, sendo importantes pelo dinamismo da vida urbana. Essas atividades algumas vezes, extrapolam os limites territoriais,