Intertextualidade
A intertextualidade é uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma mais implícita ou mais explícita e em diversos gêneros textuais, que devem ser contextualizados de acordo com a realidade vivida. O intertexto serve para ilustrar a importância do conhecimento de mundo e como este interfere no nível de compreensão do texto. Ao relacionar um texto com outro, o leitor entenderá que a intertextualidade é uma das estratégias utilizadas para a construção dos mesmos e que partindo desta se viabiliza uma leitura e desta uma produção, significando que um texto nasce de outro texto por meio da intertextualidade.
Podemos assim caracterizar a intertextualidade como "um fenômeno constitutivo da produção do sentido e pode-se dar entre textos expressos por diferentes linguagens" (Silva, 2002). Deve-se, pois, investir na idéia de que todo texto é o resultado de outros textos. Isso significa dizer que não são puros. Quando se diz algo num texto, é dito em resposta a outro algo que já foi dito em outros textos. Dessa forma, um texto é sempre oriundo de outros textos orais ou escritos.
Para que haja certa coerência e compreensão da leitura é importante para o leitor o conhecimento de mundo, um saber prévio, para reconhecer e identificar quando há um diálogo entre os textos. A intertextualidade pode ocorrer afirmando as mesmas ideias de um texto ou apenas contestando o que ali se apresenta.
Simplificando tal fenômeno podemos inferir que a intertextualidade é dizer com outras palavras o que já foi dito, ou usar tais palavras para refutar o que foi dito, ou ainda, a intertextualidade é uma espécie de conversa entre textos; esta interação pode aparecer