Intertextualidade
CAMPUS I
CURSO DE LETRAS
JADIELSON FARIAS DA SILVA
METODOLOGIA DA PESQUISA
ARAPIRACA
2014
PESQUISA
Em visita à Escola Municipal Pedro Correia das Graças, estive com a Professora Sonia Vieira Macêdo, graduada em Letras/Inglês pela atual Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL ,questionando sobre diversas questões ligadas ao ambiente escolar citado, vejamos a seguir quais foram essas questões:
1)O que te fez escolher a profissão de professora de línguas?
Sonia- Na verdade quando fiz o vestibular, sinceramente não era o que eu sonhava, porque na verdade eu queria fazer psicologia, mas como não tínhamos esse curso em Arapiraca e minha situação financeira não era suficiente para ir até Maceió ,então optei pela língua portuguesa. Acredito que por ser nossa língua, isso me atraia de certa forma , mas confesso que é a mais difícil de trabalhar. Eu poderia ter escolhido ciências, história ,geografia, seria mais fácil trabalhar com essas disciplinas, pois, quem trabalha com a língua portuguesa, realmente tem que ter uma dedicação e trabalho bem excessivo. A gente estuda a vida inteira, mas não tem o conhecimento pleno de toda gramática, acredito que nem mesmo um doutor tenha esse conhecimento total de tudo, pois, a língua se renova dia após dia, para ser um profissional das línguas tem que estudar, pesquisar e adequar as realidades do cotidiano. Vejamos: tivemos recentemente o novo acordo ortográfico, então ,tivemos que pesquisar para passar essas novas regras para os alunos .Hoje posso dizer que apesar de não ter sido aquilo que eu gostaria, amo muito o que faço e me dedico muito aos meus alunos.
2)O que te deixa frustrada como professora?
Sonia- A falta de valorização do professor e a falta de compromisso da família para com o aluno. O aluno é assim, descomprometido, e na maioria das vezes não é nem culpa dele, o nosso problema gritante hoje é a família.
3)Como bem sabemos,