Intertextualidade.
Conceito:
A intertextualidade é a relação que se estabelece entre dois textos quando um deles faz referência a elementos existentes no outro. Esses elementos podem dizer respeito ao conteúdo, à forma, ou mesmo a forma e conteúdo.
O fenômeno da intertextualidade está ligado " ao conhecimento do mundo" deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de texto.
Existem nove tipos de intertextualidades, são eles:
* Epigrafe- é um pequeno trecho de outra obra, ou mesmo, um título que apresenta outra criação, guardando com ela alguma relação mais ou menos oculta.
* Citação- é um fragmento transcrito de outro autor, inserido no texto entre aspas.
* Paráfrase- o autor recria com seus próprios recursos, um texto já existente, "relembrando" a mensagem original do interlocutor.
* Paródia- é uma forma de apropriação que, em lugar de endossar o modelo retomado, rompe com ele, sutil ou abertamente. Muitas vezes perverte o texto anterior, usando a crítica de forma irônica.
* Pastiche- é definido como obra literária ou artística em que se imita abertamente o estilo de outros escritores, pintores, músicos, etc.
* Tradução- é a adequação de um texto em outra língua, a língua nativa do país.
* Referência e alusão- não se aponta diretamente o fato em questão; apenas o sugere através de características secundárias ou metafóricas.
* Sample- são trechos "roubados" de outras músicas e usados como base para outras produções.
* Bricolagem- quando o processo da citação é extremo, ou seja, um texto é montado a partir de fragmentação de outros textos.
Podemos observar então um exemplo de intertextualidade, no qual o poema VAIDADE, de A.J.Tibério, apresenta uma relação paráfrase com o poema RETRATO, de Cecília Meireles.
VAIDADE
" De repente-Da vida-
Fez-se a mudança...
Da calma viu-se perdida,
Da força foi-se a esperança!
O triste caminho estreito,
Outrora formoso e largo,
Reflete as marcas no peito,
Na