Intertextualidade Trabalho Daniela e Rafael
CURSO: LETRAS – 1º PERÍODO
DISCIPLINA: ESTUDOS LITERÁRIOS
PROFESSOR: MOACIR MANOEL FELISBINO
INTERTEXTUALIDADE E INTRATEXTUALIDADE
DANIELA ALVES BRAGA
T
PATOS DE MINAS
2012
INTERTEXTUALIDADE
Na literatura relativa à Linguística Textual, é frequente apontar-se como um dos fatores de textualidade a referência - explícita ou implícita - a outros textos, tomados estes num sentido bem amplo (orais, escritos, visuais - artes plásticas, cinema - música, propaganda etc.). A esse “diálogo” entre textos dá-se o nome de intertextualidade (Inter = Entre dois conjuntos)
A intertextualidade trata da possibilidade de os textos serem criados a partir de outros textos. As obras de caráter científico remetem explicitamente a autores reconhecidos, garantindo, assim, a veracidade das afirmações. Nossas conversas são entrelaçadas de alusões a inúmeras considerações armazenadas em nossas mentes. O jornal está repleto de referências já supostamente conhecidas pelo leitor. A leitura de um romance, de um conto, novela, enfim, de qualquer obra literária, nos aponta para outras obras, muitas vezes de forma implícita.
A compreensão de textos muito dependerá da nossa experiência de vida, das nossas vivências, das nossas leituras. Determinadas obras só se revelam através do conhecimento de outras. Ao visitar um museu, por exemplo, o nosso conhecimento prévio muito nos auxilia ao nos depararmos com certas obras.
A noção de intertextualidade, da presença contínua de outros textos em determinado texto, nos leva a refletir a respeito da individualidade e da coletividade em termos de criação.
Um texto remete a outro para defender as ideias nele contidas ou para contestar tais ideias. Na literatura, e até mesmo nas artes, a intertextualidade é persistente.
Sabemos que todo texto, seja ele literário ou não, é oriundo de outro, seja direta ou indiretamente. Qualquer texto que se refere a assuntos abordados em outros textos é